Bolo de Rolo. A receita tradicional de Pernambuco

Tempo de leitura: 3 minutos

A receita de Bolo de Rolo é muito comum no Nordeste inteiro . Ele passou a ser comercializado depois de ganhar bastante popularidade com a vinda da corte portuguesa para o Brasil. Apesar de o sabor tradicional ser de goiabada, o Bolo de Rolo já pode ser encontrado com diversos recheios.

Quer aprender como fazer essa especiaria?

Veja a receita de Bolo de Rolo abaixo e algumas curiosidades.

Bolo de Rolo… uma tradição em Pernambuco (Fonte: www2.recife.pe.gov.br)

Materiais pra fazer o Bolo de Rolo

Fazer um Bolo de Rolo tradicional é bem simples. A massa é um pouco diferente dos bolos convencionais e você precisa de um pouco de cuidado na hora de enrolar com o recheio. Quer começar logo a preparar essa delícia?

Veja os materiais necessários:

  • 250 gramas de farinha de trigo
  • 5 ovos.
  • 250 gramas de açúcar.
  • 250 gramas de manteiga.

O recheio vai depender do seu gosto. Costuma-se utilizar na receita de bolo de rolo a goiabada e caso você deseje manter esse doce, basta usar meia lata de goiabada derretida em banho maria. Existem alguns doces que já são vendidos em compotas, mas são bem mais caros.

Modo de preparo do bolo de rolo

Com todos os materiais para a receita de bolo de rolo em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo para preparar seu bolo de rolo.

  • Na batedeira misture o açúcar e a manteiga até alcançar uma consistência bem cremosa e amarelada.
  • Na mistura anterior acrescente todas as gemas e vá misturando na batedeira uma a uma. É importante que não despeje todas de uma única vez.
  • Em outro recipiente bata as claras em neve até alcançar o ponto de suspiro.
  • Misture as claras batidas no primeiro recipiente e bata até formar uma consistência bem pastosa e ainda amarelada.
  • Peneire todo o trigo e acrescente nesse creme aos poucos. Bata até misturar bem.
  • Despeje uma camada bem fina da massa em uma assadeira retangular já untada com trigo e manteiga.
Enrolando o Bolo de Rolo (Fonte: www.emporionordeste.com.br)

A receita dá para fazer sete camadas em espessura bem fina. Ao assar todas, deixe esfriar e desenforme sobre um papel manteiga. Aplique o doce sobre a primeira camada e enrole com cuidado para não quebrar. A medida que uma camada for acabando, você já une com a segunda e repete o processo até completarem-se todas elas.

 

Curiosidades sobre o Bolo de rolo

Apesar de essa especiaria ser bem popular no nordeste inteiro, foi em Pernambuco que ela foi criada. Em Portugal o pão de ló sempre foi muito adorado e com a chegada das embarcações de Cabral pelo Brasil, assim como outros europeus, alguns costumes eram trazidos. Para dar aquele gostinho mais brasileiro, então os pernambucanos inventaram a versão do pão de ló brasileiro.

bolo_de_rolo
Bolo de rolo… uma delícia de Pernambuco (Fonte:www.doutissima.com.br)

O bolo ganhou a simpatia da corte dos colonos e foi por muito tempo considerado um doce típico da nobreza. Quase um século depois ele passou a ser comercializado em docerias de Pernambuco e logo depois ganhou as prateleiras do país inteiro.

Para agradar ainda mais os consumidores, a goiabada foi trocada pelo doce de leite e este ganhou também grande popularidade. Você também pode substituir o doce de acordo com seu gosto, o importante é experimentar.

Um delícia não é?

Chegou a hora de conhecer a Cachoeira da Fumaça, a segunda cachoeira mais alta do Brasil