Cachoeira da Fumaça, a segunda cachoeira mais alta do Brasil

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A Cachoeira da Fumaça, no Parque Nacional da Chapada Diamantina é um lugar incrível. O Vale do Capão, onde fica localizada a cachoeira apresenta uma série de atrativos que é impossível não querer conhecer. São mais de 1000 metros de altitude e uma queda d’água de 370 metros que proporciona um dos cenários mais bonitos do Brasil.

Esta é considerada a segunda maior cachoeira do país e a quinta maior do mundo, não sendo à toa tal merecimento. Há muito o que visitar na região, onde você encontra opções de passeios mais radicais e sossegados. Vale a pena conferir.

Trilhas Ecológicas para Cachoeira da Fumaça

O que mais você vai encontrar no Parque Nacional da Chapada Diamantina são trilhas ecológicas. Cada uma tem a sua particularidade e os atrativos. Na Cachoeira da fumaça você acha uma trilha principal que sai de Lençóis e pode ser concluída em três dias.

Nesta, dá para conhecer toda a região e visitar o poço justamente onde deságua a Cachoeira da Fumaça. Na trilha você também poderá conferir como é a vista do alto da cachoeira. Não é um percurso fácil de ser feito e só deve ser percorrido por quem já tem experiência com tal atividade ou a partir da contratação de um guia.

Trilha para a Cachoeira da Fumaça (Fonte: viajandocomarafa.wordpress.com)
Trilha para a Cachoeira da Fumaça (Fonte: viajandocomarafa.wordpress.com)

Para quem quiser apenas visitar a Cachoeira da Fumaça, mesmo não encarando a trilha maior, precisará fazer uma pequena de 6 quilômetros, aproximadamente. Ela consiste em uma subida de 2 quilômetros, o que vai exigir um pouco de esforço, além de uma caminhada com 4 quilômetros de percurso. Não tenha receio em fazer o passeio, pois o ponto de chegada é perfeito!

Um pouco de cultura nordestina: Patativa do Assaré. A valorização da cultura popular nordestina

Quando visitar

Saber quando visitar a Cachoeira da Fumaça é muito importante. Dê preferência aos meses de chuva constante. As águas do lugar só aparecem nas épocas chuvosas, portanto programe-se com atenção, pois do contrário só conhecerá o cenário, mas sem a queda d’água.

Fotos para tirar o fôlego na Cachoeira da Fumaça (Fonte: www.feriasbrasil.com.br)
Fotos para tirar o fôlego na Cachoeira da Fumaça (Fonte: www.feriasbrasil.com.br)

Caso não tenha como ir nos meses com chuva, não pense que faltará atrativos na Cachoeira da Fumaça. A falta da queda d´água lhe permite fazer uma caminhada até o local onde ela desemboca, que será cenário para lindas fotos e até uma pequena escalada, se quiser aventurar-se mais.

Cenário fantástico da Cachoeira da Fumaça (Fonte: trilhadiamantina.spaceblog.com.br:
Cenário fantástico da Cachoeira da Fumaça (Fonte: trilhadiamantina.spaceblog.com.br)

 

O que achou da Cachoeira da Fumaça… belíssimo lugar
Prepare-se e conheça também:
Praia de Genipabu. Belezas naturais e lazer para sua família