Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Centro Histórico de Salvador, impossível não querer visitar

Centro Histórico de Salvador, impossível não querer visitar

  • por

Centro Histórico de Salvador compreende um bairro inteiro com heranças históricas e culturais da Bahia. Por aqui você tem o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, o Pelourinho além de algumas Igrejas e praças. Além de conhecer um ambiente que respira os antepassados desse país, no Centro Histórico de Salvador, você se sente verdadeiramente na Bahia.

Cartão Postal da cidade, o Centro Histórico de Salvador guarda muito mais curiosidades do que você pode imaginar. Veja mais sobre o bairro e o que você pode encontrar por aqui.

 Elevador Lacerda

Tomé de Sousa quando fundou a cidade de Salvador, em 1549, dividiu esta parte da cidade em Salvador Alta e Salvador Baixa. Para facilitar o acesso entre elas, em 1873 foi construído o elevador Lacerda. Ele foi o primeiro elevador urbano do mundo e por muito tempo também foi o mais alto. Quando foi criado, ninguém imaginava que ele se tornaria o maior cartão postal de Salvador, título dividido com o Farol da Barra.

São 72 metros de altura que ligam a cidade alta e baixa, hoje dois bairros muito populares da capital baiana. Você pode circular pelo elevador em horário comercial e a taxa cobrada é de apenas 15 centavos.

Pelourinho

O Pelourinho foi construído logo após a fundação da cidade e até hoje mantém suas casas em um estilo barroco português. Ele é considerado um Patrimônio Histórico e um centro cultural incrível de Salvador. O bairro recebeu este nome porque na época do Brasil Colonial existia uma coluna de pedra onde os escravos eram punidos e apanhavam em praça pública.

É um local belíssimo onde se destaca a presença do Olodum e até o super astro Michael Jackson fez história por lá.

Praça Castro Alves

“A Praça Castro Alves é do povo, como o céu é do avião…”, assim já cantou Caetano Veloso essa verdade baiana. Até 1808 este local era conhecido como Largo do Teatro, pois foi onde construíram o Teatro São João. A partir desse ano o espaço foi rebatizado com a instalação de uma estátua em homenagem ao poeta baiano e de muita importância para a literatura do país.

Hoje é na Praça Castro Alves que se concentra o maior número de pessoas durante o carnaval de Salvador. É onde os trios elétricos se dispersam e geralmente passam um tempo cantando para a pipoca.

Terreiro de Jesus

Esta foi a primeira praça e onde construiu-se a atual basílica de Salvador. A então capelinha de taipa construída em 1550 também serviu de escola para os jesuítas. Devido essa escola o local era chamado de Companhia de Jesus e mais tarde foi apelidado de Terreiro de Jesus, nomenclatura que permaneceu até hoje. A antiga capelinha se tornou uma linda igreja em 1672, considerada a maior e mais importante do século.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *