Ciclo do Pau-Brasil: O início das atividades econômicas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O início do Brasil foi no Nordeste e por isso é inegável a importância dessa região para a história do país e para o ciclo do pau-brasil. Antes mesmo dos colonizadores portugueses chegarem por estas áreas, os índios já habitavam o Nordeste. De acordo com estudos arqueológicos, estes povos predominam na região desde o período pré-histórico. Durante alguns anos, a importância do povo nordestino e suas terras para a história do Brasil Colônia recebeu destaque na cultura, política e principalmente, na economia.

Veja alguns momentos da história do Nordeste mais abaixo.

A Primeira Atividade Econômica do Nordeste Brasileiro

Ciclo do Pau-Brasil (Fonte: www.achetudoeregiao.com.br)
Ciclo do Pau-Brasil (Fonte: www.achetudoeregiao.com.br)

O ciclo do pau-brasil já existia mesmo antes dos portugueses chegarem a estas terras, mas foi intensificada quando a planta ganhou grande valor na Europa. O escambo com a espécie foi a primeira atividade econômica do Nordeste onde os índios trocavam a madeira do pau-brasil por objetos vindo dos nossos colonizadores. Com o passar dos anos e o assinado do Tratado de Tordesilhas a exploração do pau-brasil foi ganhando mais intensidade e dessa vez não era apenas os portugueses interessados na madeira brasileira. A França, querendo implantar suas forças por aqui, realizou alguns ataques nas cidades litorâneas. Foi entre estas que nasceu Saint Louis um povoado que deu origem a capital maranhense.

E então vieram novos Colonizadores

Pau-Brasil
Chegada dos Colonizadores. Fonte – www.machiparo.blogspot.com

Foi justamente devido a ousadia dos franceses que o Brasil passou a sofrer invasões constantes de outros países que também queriam explorar um pouco as terras do Nordeste. Em 1630 vieram os Holandeses para ocupar a Capitania de Pernambuco, logo após também chegaram os espanhóis nesta mesma região. O alvo dessa vez já era o açúcar, produto que elevou Recife à categoria de cidade mais urbanizada de todas as Américas. Não foi a toa que esta cidade era a capital do Brasil Holandês, que compunha um aglomerado do território nordestino que começava no Ceará e se estendia até Alagoas.

 

Leia também: Nordeste Colonial: Os primeiros habitantes do Brasil

Principais Acontecimentos no Nordeste Colonial

Além destes fatos que foram citados mais acima, outros acontecimentos no Nordeste Brasileiro durante o Brasil Colônia merecem destaque. Veja os principais:

  •  Foi a partir do Nordeste que o açúcar passou a ser o principal produto de exportação do Brasil. Até início do século XVI a cana de açúcar não tinha destaque no país, sendo o pau-brasil o maior produto exportado;
  • Um século depois, a partir de 1700, a criação de gado também cresceu e a pecuária brasileira começou a ganhar destaque. Este fato dá-se principalmente devido a atuação dos holandeses na colonização do Nordeste. Com o crescimento do cultivo do gado, a cana de açúcar também começou a declinar;
  • Foi durante a exploração da cana de açúcar que os primeiros escravos chegaram ao Brasil. A porta de entrada foi a Capitania de Pernambuco;
  • Mas antes de existir a escravidão negra, os portugueses tentaram fazer o mesmo com os índio, mas estes não eram resistentes à lavoura e não suportavam o trabalho excessivo e forte. O fato de eles conhecerem todas as terras nordestinas também facilitou totalmente as suas fugas.

Assim como o ciclo do pau-brasil, diversos outros fatos que aconteceram no Nordeste brasileiro fizeram parte da história do Brasil. Aprenda cada vez mais…

Quer um pouco mais de cultura? Centro Histórico de Salvador, impossível não querer visitar

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]