Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Ciclo do Pau-Brasil: O início das atividades econômicas

Ciclo do Pau-Brasil: O início das atividades econômicas

  • por

O início do Brasil foi no Nordeste e por isso é inegável a importância dessa região para a história do país e para o ciclo do pau-brasil. Antes mesmo dos colonizadores portugueses chegarem por estas áreas, os índios já habitavam o Nordeste. De acordo com estudos arqueológicos, estes povos predominam na região desde o período pré-histórico. Durante alguns anos, a importância do povo nordestino e suas terras para a história do Brasil Colônia recebeu destaque na cultura, política e principalmente, na economia.

Veja alguns momentos da história do Nordeste mais abaixo.

A Primeira Atividade Econômica do Nordeste Brasileiro

O ciclo do pau-brasil já existia mesmo antes dos portugueses chegarem a estas terras, mas foi intensificada quando a planta ganhou grande valor na Europa. O escambo com a espécie foi a primeira atividade econômica do Nordeste onde os índios trocavam a madeira do pau-brasil por objetos vindo dos nossos colonizadores. Com o passar dos anos e o assinado do Tratado de Tordesilhas a exploração do pau-brasil foi ganhando mais intensidade e dessa vez não era apenas os portugueses interessados na madeira brasileira. A França, querendo implantar suas forças por aqui, realizou alguns ataques nas cidades litorâneas. Foi entre estas que nasceu Saint Louis um povoado que deu origem a capital maranhense.

E então vieram novos Colonizadores

Foi justamente devido a ousadia dos franceses que o Brasil passou a sofrer invasões constantes de outros países que também queriam explorar um pouco as terras do Nordeste. Em 1630 vieram os Holandeses para ocupar a Capitania de Pernambuco, logo após também chegaram os espanhóis nesta mesma região. O alvo dessa vez já era o açúcar, produto que elevou Recife à categoria de cidade mais urbanizada de todas as Américas. Não foi a toa que esta cidade era a capital do Brasil Holandês, que compunha um aglomerado do território nordestino que começava no Ceará e se estendia até Alagoas.

 

Principais Acontecimentos no Nordeste Colonial

Além destes fatos que foram citados mais acima, outros acontecimentos no Nordeste Brasileiro durante o Brasil Colônia merecem destaque. Veja os principais:

  •  Foi a partir do Nordeste que o açúcar passou a ser o principal produto de exportação do Brasil. Até início do século XVI a cana de açúcar não tinha destaque no país, sendo o pau-brasil o maior produto exportado;
  • Um século depois, a partir de 1700, a criação de gado também cresceu e a pecuária brasileira começou a ganhar destaque. Este fato dá-se principalmente devido a atuação dos holandeses na colonização do Nordeste. Com o crescimento do cultivo do gado, a cana de açúcar também começou a declinar;
  • Foi durante a exploração da cana de açúcar que os primeiros escravos chegaram ao Brasil. A porta de entrada foi a Capitania de Pernambuco;
  • Mas antes de existir a escravidão negra, os portugueses tentaram fazer o mesmo com os índio, mas estes não eram resistentes à lavoura e não suportavam o trabalho excessivo e forte. O fato de eles conhecerem todas as terras nordestinas também facilitou totalmente as suas fugas.

Assim como o ciclo do pau-brasil, diversos outros fatos que aconteceram no Nordeste brasileiro fizeram parte da história do Brasil. Aprenda cada vez mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *