Cidade de Fortaleza – a capital do ceará

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Cidade dos verdes mares, terra de Iracema e de grandes mestres da literatura brasileira, a cidade de Fortaleza está entre os destinos mais procurados para férias no nordeste. Totalmente aconchegante, a capital alencarina tem opção de diversão para todos os gostos e idade. Programando férias por aqui? Veja um roteiro imperdível de um final de semana.

Você sabia que…

Existem algumas curiosidades bem interessantes sobre a capital cearense que nem todo mundo sabe. Um bom exemplo disso é o fato de antes mesmo de a Princesa Isabel assinar a Lei Áurea, no Ceará já não existia escravidão. Em 1881, Dragão do Mar, um jangadeiro líder do movimento contra o tráfico de negros, iniciou uma pequena revolução que fechou o porto da cidade. Dessa forma não entravam negros escravos.

Aproveite e leia também: Cidade de natal: conheça mais esta cidade

Foi na cidade de Fortaleza que também serviu como palco para algumas obras literárias, como é o caso de Iracema, escrita por José de Alencar que também era cearense. Além dele, outros escritores como Adolfo Caminha, Rachel de Queiroz, Bezerra de Menezes, entre outros.

Passeando pela cidade de Fortaleza você encontra muito mais do que uma linda cultura e história. Veja algumas paradas obrigatórias da capital cearense.

Dragão do Mar

Sabendo o quanto esse jangadeiro foi importante para a história do estado e também do Brasil, o governo construiu o Centro Cultural Dragão do Mar, em sua homenagem. Por aqui você tem opção para se divertir a noite inteira. São teatros, anfiteatro, cinemas, museus, bares com música ao vivo, praças e muito mais. O local é aberto ao público e você só gasta nas paradas que fizer. Durante os meses de férias também existem muitos shows gratuitos.

Cidade de Fortaleza
Centro Cultural Dragão do Mar – Fonte: www.opagadordepromessasce.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

Como se fala em Fortaleza: é no Dragão do Mar que a noite fortalezense acontece.

Avenida Beira Mar

Saindo do Dragão do Mar é possível dar uma esticadinha pela Avenida Beira Mar. Nesta você encontra os principais hotéis e pousadas da capital, um calçadão invejável cheio de atração para passear. Esta é a avenida da orla e onde também está a maior feirinha de artesanato da capital. Vale muito a pena conhecer e se você quer levar presentinho para amigos e familiares, não deixe de visitar.

Praia do Futuro na cidade de Fortaleza

Aqui é mais indicado aproveitar durante o dia. A Praia do Futuro é a mais bem estruturada do Brasil no quesito barracas de praia. Algumas oferecem até piscina para crianças com brinquedos e recreadores. A vista é linda e o acesso muito fácil. Já a noite, o local se transforma em um point para jovens e adultos que querem se divertir em bares à beira mar. O caranguejo predomina aqui nessa região e você encontra pratos deliciosos a base dele por preços maravilhosos!

Cidade de Fortaleza
Praia do Futuro em Fortaleza- Fonte: www.colegiomariaester.com.br

Beach Park

O Beach Park fica a cerca de 1 hora e meia da Avenida Beira Mar (usando este ponto devido a presença de pousadas e hotéis). O local é um super parque aquático com brinquedos temáticos para todas as idades. Dependendo da época que você vai viajar para a cidade de Fortaleza, pode-se pagar a partir de 80 reais pela entrada e se divertir o dia inteiro!

Cidade de Fortaleza
Imagem aérea do Beach Park – Fonte: www.hotelamuarama.com.br

Show de Humor

Estando na cidade de Fortaleza, não deixe de tirar um dia para curtir um show de humor. A cidade é conhecida pelos humoristas e você com certeza vai adorar!