Cidade de Itacaré – A fundação dos jesuítas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A cidade de Itacaré é um município do litoral baiano que foi fundada por jesuítas ainda na época do descobrimento. Recebeu o primeiro nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas e assim permaneceu até o ano de 1931 quando recebeu o nome atual. Além de ser um local de lindas praias, a cidade de Itacaré também chama atenção de turistas por outros atrativos históricos e culturais. Vamos conhecê-los um pouco mais? Veja algumas paradas obrigatórias para quem conhece este município.

Principais Praias

Por toda a longa costa da cidade de Itacaré existem praias lindas e que merecem ser admiradas por um dia inteiro. Como as opções são muitas, mais abaixo tem uma seleção com as principais como parada obrigatória para suas férias:

  • Praia da Concha: é onde você vai encontrar as melhores pousadas e hotéis de Itacaré. Quando se fala em melhor é em relação a infraestrutura. Ela se forma a partir do encontro do mar com o Rio das Contas.
  • Praia do Resende: é a mais tranquila da cidade de Itacaré. Ela possui sistema de leis bem rígidas para construções então é onde você vai encontrar amplas áreas limpas e de belezas naturais.
  • Praia da Tiririca: se você é surfista ou gosta do esporte é por aqui que vai encontrar as melhores ondas.
  • Praia da Ribeira: é onde você vai encontrar as barracas de praia e pode parar para pegar sol e tomar alguns drinks. É também a única praia da cidade de Itacaré onde você tem acesso de carro.
Praia da Tiririca, a melhor praia para surfar em Itacaré. Fonte - www.trekearth.com
Praia da Tiririca, a melhor praia para surfar em Itacaré. Fonte – www.trekearth.com

Além destas praias citadas, outras também fazem parte do litoral. A Praia da Serra Grande, Engenhoca, Havaizinho, Coroinha e muitas outras pertencem a esta pequena ilha baiana.

Parte da cidade de Itacaré, na Bahia. Fonte - www.viajarpelomundo.com.br
Parte da cidade de Itacaré, na Bahia. Fonte – www.viajarpelomundo.com.br

Ecoaventura

Além de curtir lindas praias e pegar aquele bronzeado de invejar, você também pode praticar o ecoturismo e a ecoaventura pela região. A cidade de Itacaré possui um projeto criado em 1993 pelo governo do estado da Bahia. Este abrange uma área de proteção ambiental que começa na cidade de Itacaré (parte central) e vai até Serra Grande.

Neste espaço você encontra rios, cachoeiras e diversas outras belezas naturais que podem ser controladamente exploradas. Por aqui você consegue praticar rappel, boia cross, rafting radical, cascade, mountain bike, canoagem e muito mais. Algumas práticas exigirão de você a contratação de um guia especializado ou uma empresa que lhe oriente sobre o esporte. Outras desta pedem apenas que você conheça bem a aventura que pratica.

Você deve ler também: Ipojuca-PE: pequena cidade, grande ponto turístico

Vida Noturna na cidade de Itacaré

Depois de um dia conhecendo todas essas praias citadas e praticando um pouco de ecoaventura, você pode relaxar com uma boa música e companhias maravilhosas. Por aqui existem locais para todos os gostos e idades. Estes vão desde pizzarias até casas de shows. Para quem gosta de boa música a cidade também recebe alguns eventos com artistas nacionalmente reconhecidos. Programe-se e conheça a cidade de Itacaré na época certa!

Quanto tempo passar e quando ir?

A cidade de Itacaré pode ser aproveitada de diversas maneiras. Se você tem pouco tempo, programe-se com os pontos turísticos exatos para não ficar nada de fora. Com este roteiro, você consegue passar entre 3 e 5 dias aproveitando bem a cidade e as praias!