Cultura Nordestina: Conheça os pontos principais

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Brasil é repleto de manifestações culturais, mas no Nordeste estão as maiores heranças desse tipo. São festas, culinária, cidades históricas e muito mais que compõem esta região. Se você viaja para conhecer as cidades nordestinas, não vai apenas presenciar lindos lugares, mas adquirir particularidades culturais únicas e até mesmo, conhecer muito da história do Brasil. Veja alguns pontos da cultura nordestina que valem destaque.

Festa de São João

Os festejos juninos acontecem no mundo inteiro, mas aqui no Brasil não é tão fortemente comemorado como na região nordeste. As quadrilhas, as comidas típicas, a fogueira e muito mais fazem parte  desta Cultura Nordestina e desta festividade que acontece no mês de junho. As cidades de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, são consideradas as capitais nordestinas do São João. O clima muda por aqui e vale muito a pena conhecer. Se você gosta de forró, canjica, milho cozido, amendoim e muito mais, aposte no nordeste nesta época.

Leia também: Melhores destinos: Turista de primeira viagem

Cultura Nordestina
Festa de São João. Fonte – www.saojoaodecampina.com.br

 

Danças Típicas

O Frevo Pernambucano, o Forró paraibano e cearense, o Axé da Bahia, o Bumba Meu Boi maranhense e muitas outras danças são bem típicas do nordeste. Cada uma delas tem herança de colonizadores, mas com um toque bem abrasileirado. O frevo, primeiramente citado, foi inclusive considerado pela UNESCO como um Patrimônio Imaterial da Humanidade. A maior parte da herança nordestina tem origem do povo indígena e africano, muito presente nos primeiros anos após o descobrimento.

Cultura Nordestina
Danças Típicas, Bumba meu Boi. Fonte – historiantebrasil.blogspot.com

A cultura nordestina se destaca na gastronomia.

Culinária nordestina

Quanto à culinária o Brasil inteiro é bem diversificado. Alguns pratos são bem típicos em mais de uma região, mas a representatividade do nordeste faz deles ainda mais característico dessa parte brasileira. O Baião de Dois, por exemplo, é muito comum no Ceará. Uma mistura simples do arroz com o feijão resulta em um sabor incrível. Alguns nordestinos ainda gostam de incrementar com queijo, nata e para acompanhar, uma paçoca de carne de sol deliciosa. Além do “baião”, a buchada, panelada, a rapadura, o acarajé, o vatapá, o caruru, a quiabada e tantos outros pratos, são bem típicos da culinária do nordeste. Para quem adora uma culinária mais rústica, esta região é perfeita, mas você também encontra muitos pratos delicados feitos com frutos do mar.

Cultura Nordestina
Gastronomia nordestina, Baião de dois. Fonte – gastronomianobrasil.com.br

Humoristas em destaque.

Humor

A maioria dos humoristas em destaque do país nasceu no nordeste, principalmente no Ceará. Chico Anysio, Tom Cavalcante, Tiririca, Rossicléia, Renato Aragão e muitos outros que faz o Brasil inteiro gargalhar veio dessa parte do país. O humor também não é exclusivo do nordeste, mas é comum as pessoas daqui usarem seus problemas e costumes para criar situações engraçadas e divertidas.

Dialeto

É bem comum você ouvir que no nordeste se fala outro português. O dialeto dessa região é cheio de palavras únicas e até mesmo engraçada. O sotaque do nordestino se diferencia de qualquer outro do país e não se mistura, tornando-o bem especial. Muitos estudiosos e escritos já publicaram livros com tais expressões e faz muito sucesso no país inteiro. Vale a pena conhecer.

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]