Farol da Barra: O Farol de Santo Antônio

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O Farol da Barra é um dos maiores cartões postais da cidade de Salvador. Além de ter uma importância turística, esta construção também carrega um conceito histórico. Ir à Salvador e não visitar o Farol é o mesmo que ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor. Conheça um pouco mais sobre este monumento e quanto ele guarda da história do Brasil.

História do Farol da Barra

O Farol da Barra foi construído com a intenção de orientar as embarcações que chegavam ao litoral baiano durante o século XVII. Na época, estrangeiros vinham ao Brasil em busca do Pau Brasil, cana de açúcar, madeiras que só existiam por essas terras, algodão e muito mais. Estes produtos eram adquiridos aqui sob a forma de exploração e vendidos na Europa.

Leia também: Lençóis Maranhenses: O Parque Nacional do Maranhão

Este farol é considerado um dos mais importantes do continente porque foi o primeiro do Brasil e do continente americano. Inaugurado em 1698, ele anteriormente chamado de Vigia da Barra. Ele passou por algumas reformas desde a sua inauguração, mas o visual atual foi dado em 1937, quando o Farol da Barra também ganhou um sistema de luz elétrica.

Farol da Barra, grande ponto turístico em Salvador. Fonte - www.fortalezas.org
Farol da Barra, grande ponto turístico em Salvador. Fonte – www.fortalezas.org

Praia do Farol da Barra

Aos turistas que passam no Farol da Barra para tirar aquela foto de lembrança, não pode também deixar de desfrutar da praia no local. Na maior parte de sua extensão, você encontra arrecifes fazendo com que o mar tenha pouquíssimas ondas e muitas piscinas naturais. Quem quiser se aventurar mais um pouco, basta ultrapassar estes arrecifes, mas só é indicado fazer isso quando a maré está baixa porque eles ficam totalmente descobertos.

Vista da Praia Farol da Barra em Salvador, na Bahia. Fonte - www.acheiviagem.com.br
Vista da Praia Farol da Barra em Salvador, na Bahia. Fonte – www.acheiviagem.com.br

Museu Náutico

Na base do Farol da Barra você encontra o Museu Náutico da Bahia. Aqui poderá encontrar um acervo que conta a trajetória náutica do Brasil e da Bahia desde a época do descobrimento. A partir de 2011, quem estivesse no Farol também pode ter acesso às suas escadarias aproveitar a vista do alto da torre. As visitas podem ser feitas diariamente de 8 da manhã até o por do sol.

Carnaval e outras festas

Durante o ano inteiro o Farol da Barra é cenário para diversas festas. Algumas já são tradicionais e acontecem com frequência. A primeira do ano é a “Por do Som”, onde a cantora baiana Daniela Mercury faz um show no primeiro por do sol do ano, no dia 01 de janeiro. Na ocasião ela recebe convidados em um evento totalmente exclusivo e gratuito.

Mas nenhuma festa ganha em popularidade quanto o carnaval da Barra. Todos os anos, nos dias da festa momesca, o Farol da Barra é o ponto de partida de blocos carnavalescos puxados pelos famosos trios elétricos da Bahia. O circuito Barra-Ondina é tornou-se referência quando o assunto é festa de rua.

Carnaval no Farol da Barra em Salvador. Fonte - www.saladacorporativa.com.br
Carnaval no Farol da Barra em Salvador. Fonte – www.saladacorporativa.com.br

Durante os dias da Copa do Mundo 2014 o Farol da Barra também foi o palco escolhido para a Fifa Fan Fest. Cerca de 30 mil pessoas frequentaram os eventos em dia de jogos do Brasil e outras seleções. Por aqui, trios e um palco com artistas do Brasil inteiro para animar as pessoas.