Gravatá: Em pleno Nordeste conheça a Suíça Pernambucana

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Já imaginou estar em Gravatá, uma cidade de temperaturas frias, de culinária suíça, com construções em arquitetura de estilo alpino e exposição de orquídeas? Bom, se você pretende visitar o Nordeste Brasileiro e conhecer mais que as belas praias paradisíacas, então você precisa visitar essa linda cidade.

Justamente por ser atrativa, preparamos algumas dicas que não podem ficar de fora do seu roteiro. Veja alguns dos melhores atrativos que esse lindo e charmoso município pernambucano tem para lhe oferecer na sua próxima visita ao Nordeste.

Gravatá, a Suíça Pernambucana

Gravatá é a encantadora cidade do agreste de Pernambuco merecidamente conhecida como uma das Suíças Brasileira. Por estar no Planalto da Borborema, suas temperaturas médias podem ser bem baixas, e conferem a ela um constante clima agradável.

A belíssima Gravatá (Fonte: www.agregadordelinks.net )
A belíssima Gravatá (Fonte: www.agregadordelinks.net )

A cidade reúne características que a tornam um destino muito especial e requisitado, consagrado como polo turístico: Seu setor hoteleiro bem desenvolvido, o fato de ser considerada um polo gastronômico que oferece pratos da culinária suíça até comidas típicas do Nordeste e seus atrativos naturais que a tornam especialmente voltada para o ecoturismo.

Você precisa conhecer também: Hotel Fazenda Boa Luz. Diversão com o clima bucólico do campo

Alto do Cruzeiro em Gravatá (Fonte: www.brasilocal.com)
Alto do Cruzeiro em Gravatá (Fonte: www.brasilocal.com)

Entre seus pontos turísticos, destacam-se:

  • Alto do Cruzeiro – No centro de Gravatá, onde se pode apreciar a Capela do Cristo Rei e um pôr do sol inesquecível;
  • Paço Municipal – O Palácio Joaquim Didier, prédio da prefeitura, construído há mais de um século em estilo português.
  • Igreja Matriz de Sant’Ana – Em estilo neoclássico, a catedral tem um encanto peculiar e especial;
Igreja Matriz de Sant´ana em Gravatá (Fonte: www.pt.db-city.com)
Igreja Matriz de Sant´ana em Gravatá (Fonte: www.pt.db-city.com)

As festividades em Gravatá

Fora as belezas naturais e a arquitetura, Gravatá também oferece uma programação dinâmica, cheia de festividades durante o ano. Dependendo do mês em que você pretenda viajar, pode sempre encontrar algum evento especial ocorrendo.

Entre os destaques, está o Virtuosi, que é o festival de inverno de Gravatá. Artistas internacionais realizam apresentações de música clássica: Violinistas, pianistas entre outros, inclusive a soprano britânica Amanda Boyd, já se apresentaram no Virtuosi. O festival é especializado em recitais e concertos que executam obras consideradas difíceis.

Festival Virtuosi em Gravatá (Fonte:www.blogvisaosocial.com.br)
Festival Virtuosi em Gravatá (Fonte:www.blogvisaosocial.com.br)

Outra data especial é a Semana Santa em Gravatá: A representação da Paixão de Cristo é assistida por milhares de visitantes e está no Roteiro de Paixões. Numerosos artistas e bandas também se apresentam durante o evento.

E essas não são as únicas festividades de Gravatá: Ainda tem a Festa de Reis, o Carnaval, as Festividades de Frei Damião, as festas de São João, a Festa da Estação com oficinais, atividades e espetáculos e ainda, o Natal.

Estando em Gravatá não deixe de provar: Bolo de Rolo. A receita tradicional de Pernambuco

Polo Gastronômico

Se não falta o que conhecer e visitar em Gravatá, imagine o que comer! Gravatá é considerada um importante polo gastronômico que oferece pratos da culinária suíça, sem deixar de lado as comidas típicas da cultura local e nordestina.

Com pratos que incluem queijo coalho, carne de bode, macaxeira e fava, a cidade oferece várias opções de restaurante, todos de alta qualidade, e preparados por chefs que são famosos e prestigiados.

Gravatá é um destino imperdível para quem pretende visitar ou aprecia a rica e variada cultura nordestina.

Gravatá é um destino belíssimo (Fonte: gastronomiahoje.blogspot.com)
Gravatá é um destino belíssimo (Fonte: gastronomiahoje.blogspot.com)

E então, quando vem nos visitar e ver de perto todas as belezas naturais de Gravatá?

Gravatá é um destino maravilhoso… e você o que achou?
A nova dica é:
Centro Histórico de Salvador, impossível não querer visitar