Ilha de Itaparica: História, turismo e praias

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Da Baía de Todos os Santos pode-se observar uma linda vista e ao longe perceber uma ilha, que é muito mais bonita e importante do que se imagina. A ilha de Itaparica foi descoberta ainda pelos padres jesuítas e quem se aventura por esses pouco mais de 36 quilômetros, não consegue imaginar a quantidade de beleza guardada por aqui. Conheça mais da Ilha de Itaparica e o que fazer enquanto estiver hospedado por essa região!

História

Quem primeiro explorou estas terras foi Américo Vespúcio, apenas um ano após o descobrimento, em 1501. Ao chegar na ilha, a mesma já era ocupada por uma tribo de índios tupinambás e por esse motivo vieram os primeiros jesuítas. Esta ação, porém, demorou a acontecer devido alguma resistência encontrada, então os primeiros europeus só conseguiram firmar residência por Itaparica a partir de 1560.

Turismo na Ilha de Itaparica

Toda a região atrai milhares de turistas o ano inteiro. São pessoas que atravessam a Baía de Todos os Santos pelo Ferry Boat para desfrutar desse pequeno aglomerado de terras. No período do carnaval Itaparica fica extremamente movimentada e se torna um refúgio daquelas pessoas que querem sair da festa que acontece na cidade. Existem diversos pontos que valem a pena conhecer, entre eles você encontra os que foram destacados logo abaixo.

Aproveite para ler também: Beach Park – Fortaleza: O parque aquático dos sonhos

Igreja de Vera Cruz

Este ponto da Ilha de Itaparica atrai muitos turistas mesmo não possuindo a estrutura que merece. A Igreja Matriz de Vera Cruz foi construída aqui ainda na época do descobrimento e suas ruínas permanecem ainda no mesmo lugar. Para quem gosta de conhecer a história do lugar que visita, venha até esta parte da ilha, mas se você não conhece, contrate um guia. O acesso não é tão simples porque não existem muita sinalização.

Ilha de Itaparica. Fonte -
Igreja de Vera Cruz. Fonte – www.atelieresidencia.wordpress.com

Praia Ponta de Areia

É a praia mais visitada na Ilha de Itaparica. Aqui você encontra a maior quantidade de hotéis e pousadas, além das tradicionais barraquinhas e quiosques. No período de alta estação na ilha, cada cantinho da Ponta de Areia é disputado e você precisa programar bem seus passeios. Se busca tranquilidade, está não é a praia indicada para você.

Ilha de Itaparica
Praia Ponta de Areia. Fonte – www.itaparicaonline.blogspot.com

Praia da Penha

Este pedaço da ilha já fica em uma propriedade privada onde o acesso com carro é restrito. É muito movimentada por quem pratica windsurfe e kitesurfe, mas também é comum ver donos de lanchas e Jet skis aproveitando esta parte do mar. Vale a pena conhecer.

Ilha de Itaparica
Praia da Penha. Fonte – www.xreonline.com.br

Praia de Aratuba

É a praia mais tranquila que tem na Ilha de Itaparica e a mais indicada para quem viaja com crianças e/ou deficientes. Quando a maré seca, toda a região fica cheia de piscinas naturais e um banco de areia com 3 quilômetros de extensão permite com que você caminhe tranquilamente sobre ele e também pratique a pesca com mais tranquilidade.

Praia de Cacha-Pregos

Aqui fica a vila de pescadores da Ilha de Itaparica. É muito indicada para quem busca frutos do mar frescos para serem saboreados à beira mar. Nesta parte existem algumas barracas na praia e você pode aproveitá-las a vontade.