Maceió, a maravilhosa capital de Alagoas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A pequena cidade de Maceió é considerada o Caribe brasileiro e guarda uma imensidão de belezas naturais.  Levando em conta o tempo de exploração de outras cidades do Nordeste, esta foi fundada mais tardiamente, o que aconteceu apenas em 1609. Estas terras primeiramente eram sesmarias de Manoel Antônio Duro e que um pouco mais tarde passou para as mãos do então rei de Portugal.

Vista aérea de Maceió (Fonte: www.veja.abril.com.br)
Vista aérea de Maceió (Fonte: www.veja.abril.com.br)

Foi a partir de uma autorização dele que o Visconde de Barbacena construiu um forte muito importante para o desenvolvimento da então Vila de Alagoas. A partir de então foi só crescimento para o estado e desenvolvimento na região. Mesmo possuindo uma importante história no período colonial, foi mesmo pelas suas praias que a cidade de Maceió ganhou destaque no país inteiro. Veja alguns pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Posso sugerir onde ficar? Hotel Ponta Verde. Duas ótimas opções em Maceió

Praias de Maceió

O que não vai faltar na cidade de Maceió e em todo o estado também é praia. A capital alagoana tem uma faixa litorânea muito bonita e perfeita para qualquer turista. Veja as principais praias e onde você pode curtir um sol com mais tranquilidade ou festa.

Praia de Jacarecia em Maceió (Fonte: www.indoviajar.com.br)
Praia de Jacarecia em Maceió (Fonte: www.indoviajar.com.br)
  • Praia da Avenida: esta praia possui um pequeno agravante porque as suas águas não são permitidas para banho. Por outro lado você tem brinde uma avenida da orla linda e muitas barraquinhas onde é possível parar e admirar o por do sol.
  • Cruz das Almas: recebeu esse nome porque antigamente era um cemitério de índios no local. Esta praia já fica na saída da cidade de Maceió e se tornou o maior point de turistas alagoanos.
  • Praia de Ipioca: foi por esta praia que os holandeses observavam o mar durante as invasões do período colonial. Hoje a praia é bem tranquila e conhecida pelas suas águas bem mornas e relaxantes.
  • Praia de Jacarecica: também muito procurada por surfistas da região. Eles se dividem nas águas dessa praia com os pescadores, muito frequentes na orla. Não é uma praia liberada para banho.
Praia de Ipioca em Maceió (Fonte: www.viajeaqui.abril.com.br/)
Praia de Ipioca em Maceió (Fonte: www.viajeaqui.abril.com.br/)

Além destas muitas outras praias fazem parte da orla de Maceió.

Fez parte da história! Patativa do Assaré. A valorização da cultura popular nordestina

Passeios culturais e históricos

Apesar de pequena a cidade de Maceió guarda um acervo cultural muito bonito e importante para a história do Brasil. Veja alguns deles:

Palácio Floriano Peixoto em Maceió (Fonte: www.praiasdemaceio.com.br)
Palácio Floriano Peixoto em Maceió (Fonte: www.praiasdemaceio.com.br)
  • Palácio Floriano Peixoto: construído ainda em 1893, este palácio é um dos mais importantes da cidade.
  • Museu do Instituto Histórico e Geográfico: Aqui você tem um acervo incrível de peças herdadas desde os primeiros anos da fundação da cidade. Vale a pena conferir.
  • Catedral Metropolitana: a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres foi construída em 1821 e assume o posto de principal igreja da cidade de Maceió. Visite o site oficial: www.catedraldemaceio.org.br
Catedral Metropolitana de Maceió (Fonte: www.catedraldemaceio.org.br)
Catedral Metropolitana de Maceió (Fonte: www.catedraldemaceio.org.br)

As lagoas de Maceió

Apesar das praias de Maceió serem lindas, as lagoas também chamam muita atenção e turistas para desfrutar de um passeio diferente. A Lagoa da Manguada é a mais popular e também a maior de todo o estado do Alagoas. Por aqui é possível fazer passeios ou apenas admirar o cenário que é perfeito.

A linda Lagoa Manguaba (Fonte: www.skyscrapercity.com)
A linda Lagoa Manguaba (Fonte: www.skyscrapercity.com)

Além da Lagoa da Manguaba, não deixe também de conhecer a lagoa de Mundaú, lagoa do Roteiro e a lagoa de Jequiá.

Gostou de conhecer Maceió, o Caribe brasileiro?
Topa se arriscar na cozinha?
Receita de Vatapá de camarão seco tradicional