Maior Cajueiro do Mundo? Você já conhece?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quando se fala em turismo em Natal, um local que não pode ficar fora do seu roteiro de viagem conhecer o maior cajueiro do mundo. Quem visita a curiosa árvore chega a duvidar do seu tamanho real, mas além deste fator, muitas outras histórias interessantes cercam a atração.

O maior cajueiro do mundo está localizado no município de Pirangi e se você não o conhece ainda, veja porque não deve deixar de visitar esta árvore tão peculiar.

Sobre o Maior Cajueiro do Mundo

O tamanho da árvore é de impressionar verdadeiramente. São 8500 metros quadrados necessários para acomodar essa big árvore. Temporariamente são feitas medições para acompanhar o desenvolvimento do cajueiro de Pirangi e com base nisso, estatísticas são elaborada.

De acordo com tais, a árvore gigante do Rio Grande do Norte consegue produzir mais de 2 toneladas e meia de caju por safra. Isso dá um total de 80 mil cajus colhidos temporariamente. Atualmente, essa mesma quantidade é produzida por outros 70 cajueiros da região.

Frutos produsidos no maior cajueiro do mundo (Fonte: pursuitist.com)
Frutos produsidos no maior cajueiro do mundo (Fonte: pursuitist.com)

Dono do Cajueiro

O pescador Luís Inácio Oliveira vivia na região de Pirangi por cerca do ano de 1888. Foi nesta mesma época que resolveu cultivar a árvore no seu terreno, assim como era comum na região. Até hoje diversas teorias sobre o crescimento descontrolado do cajueiro de Luís Inácio foram cogitadas. Já realizaram testes e estudos comprovando que não existe química, mas nenhuma explicação provável.

Explicação Científica

Apesar de não existir uma explicação correta sobre o que aconteceu para que o cajueiro de Pirangi crescer tanto, biólogos do Rio Grande do Norte, constataram que existe uma anomalia genética não explicada que fez a árvore chegar à tal tamanho.

O que aconteceu foi que os galhos cresceram muito além do normal e devido o peso, em vez de aumentarem de tamanho para cima, caíram até alcançar o chão. Se você observar o maior cajueiro do mundo em sua visita, perceberá que ela não é tão alta. Esses mesmos galhos, em contato com o solo desenvolveram a partir de uma nova raiz.

Vista aérea do maior cajueiro do mundo em Pirangi-RN (Fonte: natalbrasil.tur.br)
Vista aérea do maior cajueiro do mundo em Pirangi-RN (Fonte: natalbrasil.tur.br)

Outro lugar encantador: Cachoeira da Fumaça, a segunda cachoeira mais alta do Brasil

Cuidados com o Cajueiro

Por ser um grande ponto turístico do estado, o governo do Rio Grande do Norte disponibiliza profissionais para cuidar somente dessa área. Em 2012 alguns protestos aconteceram na região porque os galhos do cajueiro passaram a invadir as avenidas que o cercam e foi realizada uma pequena poda.

Medidas foram tomadas para evitar que o problema volte a acontecer e os galhos invadissem a Rota do Sol, via principal de acesso às praias do litoral sul do Rio Grande do Norte. Foi construído um grande caramanchão neste mesmo ano e a partir de então os galhos passaram a ficar suspensos sobre a avenida. Isso criou um espetáculo ainda mais bonito na região.

Passarela de visitantes no cajueiro de Pirangi-RN (Fonte: www.rncidades.com)
Passarela de visitantes no cajueiro de Pirangi-RN (Fonte: www.rncidades.com)

 Visita ao Maior Cajueiro do Mundo

Hoje já existe toda uma estrutura acerca do cajueiro de Pirangi. Foram construídas passarelas de acesso, evitando que os turistas pisem a planta e danifiquem os galhos melhores. O local é aberto ao público, mas caso você deseje, pode pagar por um guia e conhecer muito mais desta atração.

Na época da colheita, que acontece entre os meses de setembro e dezembro, ainda é possível saborear e comprar alguns cajueiros dessa árvore tão especial.

Visite o maior cajueiro do mundo (Fonte: professormarciomelo.blogspot.com)
Visite o maior cajueiro do mundo (Fonte: professormarciomelo.blogspot.com)

Pertinho do Maior Cajueiro do Mundo tem outro roteiro fantástico
Conheça também: Praia da Pipa: tire um dia inteiro para desfrutar