Nordeste Colonial: Os primeiros habitantes do Brasil

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Por habitarem as terras brasileiras desde a pré-história, os índios foram os primeiros nativos encontrados com a chegada dos portugueses na Ilha de Vera Cruz, como primeiramente foi chamado o Brasil. Os primeiros anos do período colonial afetaram diretamente esse povo, principalmente os índios das tribos nordestinas por onde as embarcações aportaram. Veja alguns acontecimentos dessa época e conheça também um pouco da história do Nordeste brasileiro.

Nordeste Colonial: A escravidão Indígena

Nordeste Colonial
A escravidão indígena. (Fonte: www.culturingyou.com)

Quando se fala em escravidão no Brasil logo se remete aos negros, mas antes mesmo da chegada dos africanos nestas terras, os índios do Nordeste sofreram com a exploração da sua mão de obra e seus conhecimentos sobre a nova ilha. Os índios nordestinos sofreram com escravidão e exploração em um período compreendido principalmente entre 1540 a 1580.
O trabalho escravo dos índios não foi muito favorável para os portugueses no nordeste colonial e posteriormente para outros colonizadores por diversos motivos. O principal era a resistência dos povos para trabalhos braçais. Na época do descobrimento, os índios do nordeste brasileiro viviam de forma saudável e muitas doenças foram trazidas nas embarcações, o que também causou a morte de muitos povos.

 

Nordeste Colonial
A chegada dos Portugueses. Fonte – www.pvpcom.wix.com

E Quando os Portugueses Chegaram no Nordeste

Sabe-se pouco sobre os índios antes da chegada dos portugueses e mesmo depois destes colonizadores, o que existe de registro são as cartas de Pero Vaz de Caminha e os documentos dos primeiros padres jesuítas. Os índios do Nordeste brasileiro viviam de forma simples e sem muitas leis. A caça, a agricultura e a pesca eram as atividades de subsistência das tribos, mas não existia território certo para cada uma delas.

Aqui era plantado batata doce, milho, mandioca, amendoim e feijão. Tudo era feito de forma muito rude e sem instrumentos. Os animais nesta região também eram domesticados pelas tribos de cada área, mas somente com as espécies nativas capivara e porco do mato.

Aproveite para ler também: Pau-Brasil: Primeiras atividades da economia

Principais Tribos da era Nordeste Colonial

Algumas tribos fizeram parte do Nordeste colonial desde a época do descobrimento. Destacamos algumas delas:

  • Tabajaras: esta tribo é uma das mais conhecidas da região. Os índios Tabajaras ocupavam o território que hoje é Alagoas, Paraíba e Sergipe. Foram grandes aliados dos portugueses na época do descobrimento.
  • Caetés: Pernambuco e Alagoas era o território central desta tribo. Parte da tribo praticava o canibalismo e houve um episódio onde eles comeram um dos bispos que veio com a caravana do descobrimento.
  • Tupiniquins: era a tribo do descobrimento. Os índios Tupiniquins ocupavam onde hoje é a Bahia, justamente onde os Portugueses aportaram.
  • Potiguaras: Pelo nome você já pode ter noção onde se concentrava a maioria dos índios dessa tribo. As aldeias começavam na Paraíba e se estendiam até o Ceará, mas a maioria estava onde hoje é o Rio Grande do Norte.
  • Tupinambás: Bahia e Sergipe era onde esta tribo habitava.

Claro que existiam diversas outras tribos, mas estas receberam destaque por sua participação na história do país.

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]