Praias de Arraial d’Ajuda: Belezas e sua popularidade

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quem visita Porto Seguro, na Bahia, não pode deixar de esticar um pouquinho mais o trajeto e ver de perto as belezas das praias de Arraial d’Ajuda. Esta pequena vila se tornou um dos maiores pontos turísticos do estado. Os motivos não são poucos já que no local você encontra lindas praias, uma vista perfeita e digna de ilha paradisíaca.

Se estiver pensando em conhecer o Arraial mais famoso do país, veja o que pode ser feito durante a sua estadia. Com certeza será um destino único e suas férias serão perfeitas!

E de onde vem o nome Arraial d’Ajuda?

Esta é uma grande curiosidade de muitos turistas que chegam pelo Arraial. O batismo foi feito ainda na época do descobrimento quando os jesuítas chegaram na região por volta de 1549. Uma das embarcações tinha o nome de Ajuda e como nesse tempo as cidades eram batizadas de acordo com as naus que desembarcavam na região, assim o local foi chamado de Arraial d’Ajuda. A primeira ainda existe na cidade sendo muito visitada o ano inteiro.

Você vai gostar de ler também: Praia da Pipa: A praia da cidade de Tibau do Sul

Principais praias de Arraial d’Ajuda

Por toda a extensão do Arraial d’Ajuda você vai encontrar lindas praias, mas algumas destas recebem mais destaque devido sua beleza e popularidade. Veja algumas das principais praias de Arraial d’Ajuda.

  • Praia de Apaga Fogo: Se você vem de Porto Seguro e faz o trajeto de balsa, com certeza desembarcará nesta praia. Aqui você encontra muitos praticantes de esportes náuticos e se esta for a intenção da sua viagem, vai adorar o local.
  • Praia de Araçaipe: é a praia do Arraial Eco Parque. Vale a pena conferir o local e o visual desta praia.
  • Praia do Mucugê: é famosa devido suas piscinas naturais. Aqui você também encontrará os luais mais famosos do Arraial.
Arraial d’Ajuda
Praia do Mucugê. Fonte – www.vedovelli.com.br
  • Praia do Parracho: esta se popularizou devido as festas que atraem turistas o ano inteiro.
Praias de Arraial d’Ajuda
Praia do Parracho. Fonte – www.arraialdajudanow.blogspot.com
  • Praia de Pitinga: é a mais famosa do Arraial. Geralmente é usada como cartão postal do lugar. Pela sua fama, é também a mais visitada por turistas.
Praias de Arraial d’Ajuda
Praia de Pitinga. Fonte – www.clubebrasilhoteis.com.br

Outras atrações nas praias de Arraial d’Ajuda

Arraial Eco Parque

Este é considerado o maior parque ecológico da América Latina. O local é verdadeiramente incrível e só não abre nos meses de maio e junho. Por aqui você encontra piscinas com e sem onda, toboáguas, brinquedos temáticos, um rio onde você pode fazer um trajeto sem risco, praia e muito mais. Também é possível ficar hospedado no resort se você quer curtir mais a atração.

Arraial d’Ajuda
Arraial Eco Parque. Fonte – www.robbinsandrobbins.com

Para quem deseja mais informações, pode visitar o site do parque clicando aqui.

Centro Histórico

Você também não pode deixar de conhecer o Centro Histórico do Arraial d’Ajuda. Nele você vai encontrar a igreja matriz, que foi construída com a chegada dos jesuítas, em 1551, um mirante onde você pode observar o encontro do Rio Buranhém e também a Estrada da Balsa. É um ótimo ponto de encontro de turistas. E para complementar a beleza do lugar, uma pequena e graciosa praça cercada de casinhas coloridas.

Noite em Arraial d’Ajuda

Além das praias de Arraial d’Ajuda, se você busca diversão, aqui é possível encontrar festas para todos os gostos. Durante o ano inteiro festas tradicionais acontecem, assim como carnavais fora de época. Além destas, uma pequena caminhada pela Rua Broadway e pela Rua Mucugê dá para aproveitar bastante a noite em Arraial d’Ajuda.