Receita de Lagosta. Simplesmente irresistível!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Como a maioria dos estados do Nordeste vive da pesca, é bem comum você encontrar pratos feitos com frutos do mar. A Receita de Lagosta é muito popular nesta região, mas é preciso alguns cuidados na hora de fazer esta deliciosa carne. Não é apenas colocar no fogo e temperar, já que por ser uma especiaria tão delicada, um tempero fora de ordem tira o seu sabor único.

Existem diversas formas de preparar a receita de lagosta, mas a mais popular é a cozida apenas. A partir das dicas abaixo você terá uma carne bem temperada, saborosa e pode usar em diversos outros pratos. Veja algumas dicas de receita de lagosta e como cozinhar lagosta corretamente!

Receita de Lagosta. Faça bem a escolha.

Se você não compra uma lagosta sadia, provavelmente não terá uma carne saborosa. Então na hora de escolher quais delas você vai levar para casa, veja as condições de mantimento do animal, a cor da casca, se estão vivas ou mortas, etc. Uma lagosta com manchas pretas ou verdes na casca, por exemplo, podem apresentar alguma doença e consequentemente a carne também.

Para a receita de lagosta, a escolha é fundamental. (Fonte: www.dzai.com.br)
Para a receita de lagosta, a escolha é fundamental. (Fonte: www.dzai.com.br)

A hora de cozinhar

Diferente de muitas carnes que você vai consumir, a lagosta não é tratada antes de seu cozimento. O correto é que você a coloque inteira em uma panela com água, mas só vai comer mesmo a calda e as garras, apesar de que algumas pessoas também comem outras partes.

Para que a calda não entorte e a carne fique mais macia, antes de cozinhar a dica é colocar um palito de churrasco que atravesse o animal inteiro. O tempo de cozimento também é bem rápido, precisando apenas de 10 minutos no máximo para ter 1 quilo de lagostas deliciosamente cozidas.

Receita de lagosta na panela (Fonte: www.pelegrini.org)
Receita de lagosta na panela (Fonte: www.pelegrini.org)

Vale a pena conhecer: Maceió, a maravilhosa capital de Alagoas

Nossa dica para enfrentar a crise — >> Que tal fazer cookies deliciosos para vender?

O segredo do tempero da Receita de Lagosta

Claro que o tempero é algo bem individual, mas é importante que ele não seja colocado na panela antes dos dois minutos de cozimento. Deixe a lagosta ferver bem durante esse tempo somente na água e o máximo que você pode acrescentar é um pouco de sal. Depois de cozida, você passando um pouco de manteiga para que derreta e adentre a casca, vai deixar a carne ainda mais saborosa.

O tempero também pode ser deixado para depois do cozimento, mas lembre-se que o exagero vai fazer você perder um pouco o paladar. Use temperos leves e deixe o sabor da carne em destaque de verdade.

A deliciosa lagosta cozida (Fonte: www.localizaagora.com.br)
A deliciosa lagosta cozida (Fonte: www.localizaagora.com.br)

Como saborear sua lagosta

Antes de comer a carne da lagosta, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas.

  • Retire as duas antenas. Elas saem facilmente bastando apenas puxá-las no tronco.
  • Só coma a carne se ela estiver totalmente cozida. A carne está no ponto se tiver uma cor bem branca e for mais firme. Se ao tocar sentir que a carne está macia, ainda precisa de um pouco mais de cozimento.
  • Para abrir a cauda da lagosta, basta cortá-la bem ao centro e abrir em bandas. A abertura pode ser feita com uma tesoura ou faca. Existe também a opção de servir a lagosta inteira ou já tratada.
Uma delícia na beira do mar (Fonte: blogs.diariodepernambuco.com.br)
Uma delícia na beira do mar (Fonte: blogs.diariodepernambuco.com.br)

 

Falta agora um lugar maravilhoso para comer essa delícia de receita.
Conheça 
O cenário paradisíaco da Praia dos Carneiros

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]