Receita de tapioca tradicional: é uma delícia

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você vai encontrar a tapioca em qualquer lugar do Brasil, mas ela é bem típica do Nordeste principalmente da região do Ceará e de Pernambuco. Hoje, a receita de tapioca já pode ser feita com recheio e até mesmo com essência na massa, mas a boa e velha tapioca convencional ainda arranca suspiros ao ser saboreada. Quem ver essa iguaria pode pensar que é muito complicado de fazer, mas na verdade não é.

Quanto você conhece da receita de tapioca nordestinas? Veja algumas curiosidades e como preparar uma deliciosa para saborear com um cafezinho a tarde.

Aproveite para ler também: Receita de Canjica: anote os ingredientes

Como Surgiu a Tapioca?

Quando os portugueses chegaram pelas terras brasileiras os índios já exploravam a mandioca sob diversas formas. A partir da goma dessa raiz eram preparados uma espécie de pão de massa crocante e que alimentava a tribo inteira. Alguns consumiam esse alimento puro e outros temperavam com ervas da região.

Depois de um tempo a tapioca passou a ser servida como acompanhamento de peixe e algumas carnes e posteriormente eram feitas e “temperadas” com manteiga e leite de coco. Assim, ela foi se aperfeiçoando até chegar à ideia de receita de tapioca que existe nos dias de hoje.

Preparação da Tapioca. Fonte - www.pimentaelimao.com.br
Preparação da Tapioca.

Curiosidades sobre a Tapioca

Além de ser saborosa, a tapioca reserva algumas curiosidades bem interessantes. Veja alguns exemplos.

  • A tapioca pode ser usada em dietas para substituir o pão Francês. Estes dois alimentos possuem os mesmos componentes e a tapioca ainda é mais saudável por ser feita de uma raiz totalmente natural.
  • Existem diferentes tipos de tapiocas e o beiju foi adotado em muitos estados. Em Salvador, por exemplo, a mesma tapioca convencional é servida como beiju.
  • A partir da goma de mandioca, podem-se fazer outras iguarias como bolo, cuscuz, pudim e muito mais. Mesmo sendo uma especiaria diferente, todos recebem o nome de tapioca. Por exemplo, o bolo feito a partir da goma é chamado de bolo de tapioca na maioria dos estados nordestinos.
  • Um chef de cozinha criou o chamado “caviar de tapioca”. Ele é feito a partir dos grãos da fécula da mandioca mergulhados em molho shoyu.

Receita de Tapioca convencional

Fazer a tapioca é muito mais simples do que você pode imaginar, mas requer de prática. Provavelmente você não acertará aquela sobremesa certinha logo de cara (se conseguir, parabéns!), mas não se preocupe. No Nordeste também é bem comum encontrar formas redondas próprias para fazer tapioca, mas se você não quiser comprá-las, pode usar o fundo da sua frigideira como base para o tamanho.

Para a receita de tapioca e para o preparo você precisará dos seguintes ingredientes:

  • Goma de Mandioca. Ela pode ser encontrada sob diversas formas. Algumas já são vendidas peneiradas, mas caso você não encontre, basta comprar a granulada e realizar esse processo. É importante que a goma esteja bem soltinha e fina para que o resultado não seja uma tapioca pesado.
  • Uma frigideira com o fundo totalmente liso.
  • Manteiga
  • Recheio a gosto.
receita de tapioca. Fonte - www.portaldicas.net
Tapioca Tradicional pronta. Fonte – www.portaldicas.net

Para fazer a tapioca, basta despejar um punhado da goma na frigideira já esquentada de forma que ela fique bem uniforme. Distribua como se fosse uma panqueca. Espera cerca de 30 segundos e vire. Aguarde cozinhar um pouco do outro lado e já pode tirar do fogo.

Em um prato despeje o recheio que você deseja e enrole. Para fazer outras tapiocas, você pode dar uma pequena pincelada com margarina na frigideira e melhorar a aderência.

E aí, o que achou da receita de tapioca feita especialmente para você? Comente.