Recife-PE: Visite alguns roteiros desta cidade

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Falar de Recife-PE é praticamente contar a história do Brasil. Apesar de o país não ter sido descoberto a partir desses mares, foi aqui que muita coisa aconteceu. Foi na capital pernambucana que se instalou o principal centro financeiro durante o Brasil Colonial. A chegada de portugueses nessa região aconteceu em aproximadamente 1537 e recebeu o nome devido os diversos arrecifes que foram avistados na orla que hoje é a Praia de Boa Viagem.

Para quem gosta de uma viagem mais cultural, a cidade de Recife-PE oferece um ótimo roteiro. Mais abaixo alguns pontos foram escolhidos para deixar a sua viagem ainda mais encantadora. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.

A bonita cidade de Recife, capital do Pernambuco. Fonte - www.frevotur.comunidades.net
A bonita cidade de Recife, capital do Pernambuco. Fonte – www.frevotur.comunidades.net

Centro de Recife-PE

O bairro central de Recife-PE recebe o mesmo nome da cidade e caminhando pelas suas ruas e praças você percebe que está na verdade fazendo uma viagem ao tempo da colonização e conhece de perto tudo o que aconteceu por aqui.

No Recife Antigo, como é chamado esse bairro, você tem museus, praças, casarões antigos e grandes monumentos que ainda guardam a mesma estrutura das antigas construções locais. Uma das ruas mais conhecidas do centro é a Rua do Bom Jesus, onde você encontra a Sinagoga Kahal Zur Israel, que foi a primeira construída em toda a América. É uma parada magnífica e uma viagem ao passado incrível.

Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga contruída na América, em Pernambuco. Fonte - www.blogs.diariodepernambuco.com.br
Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga contruída na América, em Pernambuco. Fonte – www.blogs.diariodepernambuco.com.br

Embaixada dos Bonecos Gigantes

Este prédio também está localizado no Recife Antigo e você pode conferir de perto diversos bonecos carnavalescos além de outros itens que são desfilados pelas ruas de Olinda durante o carnaval. Se você visita Recife-PE nesta mesma época, poderá ainda observar a concentração de alguns blocos.

Bonecos Gigantes na Cidade de Recife - PE. Fonte - www.feriasbrasil.com.br
Bonecos Gigantes na Cidade de Recife – PE. Fonte – www.feriasbrasil.com.br

Marco Zero

Já que se falou em carnaval, é no Marco Zero que tudo acontece. Este local é chamado assim porque foi exatamente aqui onde a cidade de Recife-PE foi fundada. É no Marco Zero que você também encontra o Centro de Artesanato de Pernambuco, um ponto de encontro de diversos artistas plásticos e também artesãos pernambucanos que expõem seus trabalhos.

Você vai gostar de ler também: Cidade de natal: conheça mais esta cidade

Praia de Boa Viagem em Recife-PE

Apesar de ter outras praias em sua extensão, foi Boa Viagem que sempre ganhou destaque na orla da cidade. Foi a partir dos arrecifes dessa faixa de mar que o nome da cidade foi tirado. Cheio de piscinas naturais e um mar tranquilo, dá para aproveitar bastante um dia pelas barracas da orla. Existem alguns pontos que não servem para banho devido a incidência de tubarões. É bem comum você encontrar sinalizações por todo o calçadão da Praia de Boa Viagem.

Praia de Boa Viagem em Recife, no Pernambuco. Fonte - www.blog.ondehospedar.com.br
Praia de Boa Viagem em Recife, no Pernambuco. Fonte – www.blog.ondehospedar.com.br

Rio Capibaribe

Foi a partir do Rio Capibaribe que os holandeses invadiram Recife-PE no século 17. Você tem a opção de percorrer as águas desse rio em um Catamarã e ainda ganha de brinde uma aula sobre a história da cidade com guias credenciados. No final, é agraciado com camarões fresquinhos e se desejar, uma cerveja bem gelada para acompanhar.

Rio Capibaribe em Recife-PE. Fonte - www.fcassio.wordpress.com
Rio Capibaribe em Recife-PE. Fonte – www.fcassio.wordpress.com

Olinda

Se quiser ainda pode dar aquela esticadinha e atravessar a ponte do Rio Capibaribe para conhecer a região metropolitana de Olinda. Também repleta de heranças histórica você se encanta completamente por esse município! Não deixe de conhecer.