Região Nordeste: Conheça os estados e os melhores destinos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

 

 

A região Nordeste brasileiro é formada por 9 estados e cada um deles com sua particularidade cultural e histórica. Esta região é de extrema importância para a história do país e onde estão guardadas as maiores heranças do tipo. Se você ainda não conhece bem o nordeste, que tal fazer uma pequena viagem por cada um dos estados?

Veja o mapa da região nordeste

Alagoas A capital desse estado é Maceió e onde você encontrará praias desertas perfeitas para quem quer se aventurar entre dunas de areia. Ao total são 102 municípios que compreendem este pequeno, mas grandioso estado. Em relação à sua extensão, é o segundo menor estado brasileiro, ficando atrás apenas do seu vizinho territorial, Sergipe.

Leia também: Melhores destinos: Turista de primeira viagem

Bahia: Com a capital em Salvador, a Bahia reserva grandes momentos para a história do Brasil. Este estado é o maior da região Nordeste em extensão e é o único que faz limite com todos os outros 8 estados da região. Aqui é onde também se encontra o maior produto bruto, a maior população, a maior quantidade de municípios, entre outros pontos de destaque da região Nordeste.

região Nordeste.jpg
Mapa da região Nordeste. Fonte – www.apnendenovaodessa.blogspot.com

Ceará: Com 1884 municípios, o Ceará ocupa a oitava posição do estado mais populoso do Brasil. A capital é Fortaleza, sendo também a maior cidade. Quando se fala em Ceará imediatamente lembra-se de suas praias perfeitas e únicas. O estado é o que recebe o maior número de turistas estrangeiros em busca de uma cidade litorânea.

Maranhão: Foi pelas terras maranhenses que os holandeses invadiram o Brasil o período colonial e fundou a cidade de Saint Louis, que mais tarde veio a ser a capital São Luis. O Maranhão é o estado que faz divisão territorial com a região Norte e onde está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a Floresta dos Guarás, a margem Delta do Paraíba, entre outros pontos importantes do país.

Paraíba: Este estado também fez parte da capitania de Pernambuco e mais tarde desvinculou-se. Foi a capital, João Pessoa, a primeira cidade a ser fundada no Brasil. Na Paraíba você também encontra lindas praias e a maioria delas ainda resultante de antigas vilas de pescadores. Aqui você encontra a praia de Tambaba, considerado o maior ponto naturista do Brasil.

Piauí: O Piauí é um estado tímido que pouco se destaca pelas suas belezas naturais, mas quem o visita se encanta completamente. A capital, Teresina, foi nomeada apenas em 1852 já que anteriormente este título cabia à cidade de Parnaíba. O estado tem como principal atividade econômica a indústria de bebida, química e têxtil.

Pernambuco: Depois da Bahia, este é o estado da região Nordeste que teve maior participação nos primeiros anos após o descobrimento. A capitania de Pernambuco, na época do Brasil Colônia, era a mais rica do país e estas terras foram palco de grandes momentos como a Insurreição Pernambucana, a Guerra dos Mascates, entre outros. A capital é Recife.

Rio Grande do Norte: Este também é um estado bem tímido, mas com uma infinidade de belezas naturais. A capital é Natal e você poderá desfrutar nesta cidade lindas praias e alguns pontos históricos do país, como o Forte dos Reis Magos.

Sergipe: É o menor estado da região Nordeste, tendo como capital a cidade de Aracaju. São apenas 75 municípios que compõem este estado e até 1820 ele fazia parte do estado da Bahia.

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]